DESEJO

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.( Rubem Alves)

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Como entendemos a arte?

Abaporu - Tarsila do Amaral
      O que vemos quando admiramos uma arte depende de nossa experiência e conhecimentos, da nossa disposição no momento, imaginação e daquilo que o artista pretendeu mostrar.
      Como conseguimos ver as transformações do mundo através da arte?
Podemos verificar que tipo de arte foi feita, quando, onde e como, desta maneira estaremos dialogando com a obra de arte, e assim podemos entender as mudanças que o mundo teve.
        Para existir a arte são precisos três elementos: O artista, o observador e a obra de arte.
      O primeiro elemento é o artista, aquele que cria a obra, partindo do seu conehcimento concreto, abstrato e individual transmitindo e expressando suas idéias, sentimentos, emoções em um objeto artístico ( pintura,escultura, desenho etc) que simbolize esses conceitos.Para criar a obra o artista necessita conhecer e experimentar os materiais com que trabalha, quais as técnicas que melhor se encaixam à sua proposta de arte e como expor seu conhecimento de maneira formal no objeto artístico.
           O outro elemento é o observador, que faz parte do público que tem o contato com a obra, partindo num caminho inverso ao do artista - observa a obra para chegar ao conhecimento de  mundo que ela contém.Para isso o observador precisa de sensibilidade, disponibilidade para entendê-la e algum conhecimento de história e história da arte, assim poderá entender o contexto em que a obra foi produzida e fazer relação com o seu próprio contexto.
          Por fim, a obra de arte ou objeto artístico, faz parte de todo o processo, indo da criação do artista até o entendimento e apreciação do observador.A obra de arte guarda um fim em si mesma sem precisar de um complemento ou tradução,desde que isso não faça parte da proposta do artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário